quarta-feira, 1 de março de 2017

Le Chevalier - Arquivos Secretos

 Na eterna briga entre mangá e comics como influência para a produção de hqs nacionais, ver uma produção brasileira feita em estilo europeu ajudar a temperar ainda mais essa saudável concorrência.
Le Chevalier é um universo stempunk/clockpunk próprio onde as invenções de Jules Verne são reais, com livro e contos que agora se expande para o mundo dos quadrinhos.
Capa da revista
        Isso me fez perguntar para mim mesmo recentemente: um brasileiro criando um universo focado na França do século 19 seria algo bom pra literatura nacional? Então pesquisei e percebi que foi genial a proposta, pois foi justamente nesse período em que ocorreu um intercambio enorme entre os dois países, tanto no sentido cultural quanto na parte de ideológica,  com a França influenciando absurdamente nosso país nesse período, tanto assim que tivemos o Ano da França no Brasil em 2009. Assim, o livro acaba sendo um estímulo a refletir sombre um local e época que forneceram matéria-prima para nossa cultura.
      Sobre a revista, foi publicada como um Graphic Novel com 2 histórias em estilo europeu (combinando perfeitamente com o conteúdo) pela editora Avec, com desenhos de Fred Rubim e roteiro de Andre Zanki.
         Na primeira história, A Besta de Notredame, o maior agente da frança e seu parceiro saem para investigar os assassinatos em torno da famosa catedral, se vendo em meio a conflitos ideológicos sobre inovação vs tradição.
            Na segunda obra, Contra o Dínamo Rubro, temos uma trama de espionagem sobre a introdução da eletricidade nessa realidade, com um grupo de vilões que seria perfeito nos quadrinhos da S.H.I.E.L.D na Marvel, incluindo uma pequena luta de mechas bem feita.
           Apesar serem completamente independentes e completas as  histórias  elas se situam cronologicamente antes do livro "Le Chevalier e a exposiçaõ universal",  servindo como um prequel que expande os cenários e personagens. e quem curtiu a HQ vai adorar leu o livro para saber a evolução dos acontecimentos anos depois.Está disponível tanto na forma física em livrarias quanto na forma digital pelo Social Comics.