domingo, 19 de fevereiro de 2017

Star Wars: Legends vs Canon

O título da matéria daria um ótimo nome pra uma história de Guerra Nas Estrelas! O que falarei hoje é da divisão criada pela Disney em todas as produções de Star Wars em qualquer mídia: o canônico e o selo Legends.
         Conheci essa divisão quando fui em um dos primeiros grandes eventos da Editora Aleph, o o sugestivo nome de Encontro Intergaláctico, em que metade dos seus lançamentos  (e sua principal notícial) eram os livros de Star Wars que trariam em massa pro Brasil, mantendo praticmanete o ritmo de um livro por mês. Muuuuita coisa. E uma parcela desses livros, assim como vários quadirnhos que estavam chegando na época do episódio VII, tinham o diferencial de uma faixa amarela escrita Legends.
            E a grande responsável por isso foi a Disney. Havia uma quantidade de material multimídia publicado durante décadas de Guerras nas Estrelas: games, quadrinhos, livros, RPGs, etc, e tudo lançado antes da compra pela chefia do Mickey e que tivesse qualidade poderia ser republicado com o selo Legends. Já  tudo que fosse criado sob tutela da Disney seria canônico.
        Mas porque isso? Porque a complexidade das cronologias de tudo já lançado era gigantesca, com múltiplas linhas do tempo existindo e com qualidade extremamente variável. No livro "Como Star Wars conquistou o universo" nos é revelada uma tabela interna da empresa de George Lucas em que cada obra nova ganhava uma nota que varia do Lixo ( nunca comentar a existência nem relançar) até George ( mencionar a vontade em futuras obras).
     Mostrando a complexidade da coisa, no primeiro número da coleção Planeta de Agostini dos quadrinhos de Guerra nas Estrelas temos um linha do tempo que situa os eventos de games,quadrinhos e outras mídias e simplesmente tem material espalhado ao longo de CINCO MIL ANOS  das história galáctica. E vocês achando o multiverso DC complexo...
    Assim o selo Legends surge pra organizar geral. E porque o nome? Porque tudo com esse título são as LENDAS contadas pela galáxia! Como assim? Lembra no episódio VII quando Han Solo avisa para Rey e Fin que as lendas são verdadeiras? Então, essas lendas são todo esse material já publicado e que existem dentro do universo de Star Wars atualmente como histórias contadas de boca em boca dentro da Nova Repúlica assim como dentro da primeira ordem, cujo grau de veracidade é extremamente variável, distorcido tanto pela qualidade de reconstituição dos dados históricos quanto pela propaganda política das duas forças! Assim, manteve-se uma influência indireta do material anterior dentro da franquia mas sem atrapalhar-se em sua diversidade e  divergências(explicadas agora pelo fato de serem lendas).
        Já o material Disney, sem nenhum selo, é exatamente o que aconteceu, servindo para mostrar a origem dos personagens dos filmes e seriados (que continuam valendo! Se saiu em DVD é canônico:-)  ) , sempre sintonizado com o último filme em exibição.
          Espero que assim tenha ficado mais claro!