domingo, 1 de janeiro de 2017

A Terra 2 do seriado Flash

 Começando 2017 com tudo! Que tal saberem mais sobre a origem da Terra 2, o universo que aparece no atual seriado do Flash? Aviso de muuuuito spoiler da segunda temporada!
Capa do relançamento do primeiro encontro
da Liga da Justiça (terra 1) com a Sociedade da Justiça (Terra2)
     Surgindo na segunda temporada, este mundo tinha uma visual anos 20 porém com uma tecnologia bem mais avançado, com o vilões provenientes desta realidade servindo ao velocista Zoom que o enviava através de portais dimensionais para o mundo do Flash,
        Nos quadrinhos a primeira vez  que surge a Terra 2 é justamente numa história dos Flash, nos anos 60, chamada "Flash de duas terras" ele ele encontra a relidade no qual vive outro Flash (chamado no Brasil de Joe Ciclone) cujas histórias em quadrinho Barry Allen lia e o inspiraram a virar um herói quando adquiriu superpoderes, um mundo onde os heróis surgiram na época da Segunda Guerra Mundial na forma da Sociedade da Justiça da América!  Na verdade os heróis desta realidade eram simplesmente os heróis  que a DC Comics (antes de ter esse nome) publicava nos anos 40 e 50 e cuja publicação tinha sido interrompida durante sua reformulação nos anos 60. De volta agora na forma de um universo paralelo, seus encontros com a Liga da Justiça não tardaram a aparecer e definir todo o conceito de Multiverso DC que temos atualmente
       Assim, no começo dessa temporada do seriado, ao vermos o ou Flash e o visual retrô de sua realidade, logo a primeira coisa que pensaríamos é que esse mundo foi diretamente transpoto para TV,  até como Átomo , um super-herói clássico da Sociedade da Justiça, surgindo logo no primeiro episódio... como um vilão psicopata com super-força! Como assim?
        Essa era uma dica que nos foi jogada logo de cara e que poucos captaram direto ( só fui perceber no meio da temporada).  Alguém que ficou bem claro quando apareceram os amigos do Flash da Terra 2 como versões super-vilanescas!
Saga Terra 2 do universo de antimatéria
            Houve uma segunda Terra 2 nos quadrinhos, Depois que novamente a DC foi reformulada nos anos 80,  praticamente apagando seu multiverso, raros autores tentaram trabalhar com a temática , entre eles Grant Morrison, no qual misturou conceitos de diversas realidades paralelas interessantes dos anos 60 e 70 para montar um mundo de anti-matéria onde o único herói do planeta é Lex Luthor e o mundo é governado pelo Sindicato do Crime, versões malignas de todos os heróis da DC!
           Uma saga também chamada de Terra 2 cujo sucesso foi tanto a ponto de ganhar um longa-metragem de desenho animado com o mesmo . E essa era o mundo que estava no seriado do Flash.
           No lugar de Luthor temos o gênio científico Harrison Wells fazendo exatamente o mesmo papel.  No lugar do Sindicato do Crime temo Zoom ( que inclusive era o Flash daquela realidade fingindo-se de bonzinho) e sua equipe, inclusive com a história de Zoom sendo uma versão corrompida da história de Barry.
             Assim, com a estética geral da primeira Terra 2 e o conteúdo da segunda Terra 2 temos a origem do universo paralelo que surgiu no universo do Flash e que, na atual terceira temporada, mostra-se como a ponta do iceberg de um multiverso inteiro.
         Deixem suas opiniões e sugestões desta matéria