quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Miss Marvel

Capa do primeiro encadernado 
Olá, gente!
Com a proliferação dos Inumanos na Marvel ( os descentes dos homens da caverna que foram cobaias de raças alienígenas milênios atrás) surgiu um novo título da Miss Marvel! No Brasil já tivemos 2 encadernados que englobam 11 edições e um anual da super-heroína. Uma garota fã da Miss Marvel anterior que se inspira em sua ídola para combater o mal! Para falar sobre ela, nossa convidada especial Camila !

****

      Kamala Khan sou eu. Essa é a sensação que dá após ler a HQ Miss Marvel, tamanha a identificação entre a protagonista e seus leitores. Nerd, não tão bonita, um pouco atrapalhada e sempre sentindo-se um peixe fora d’água, Kamala nos conquista a cada referência à cultura pop que traz entre uma desajeitada porrada e outra nos malfeitores.
Capa do segundo encadernado
     Não confunda, contudo, a nova Miss Marvel com a anterior. Nesta nova versão, a heroína é uma Inumana que ganha seus poderes após inalar uma espécie de poeira cósmica (as névoas que o povo Inumano usa para despertar os poderes de seus descendentes entre os humanos comuns) , sendo os poderes em questão fator de cura e a capacidade de “moldar” o próprio corpo, ficando grande, pequena, maleável, etc.(similar a heróis como Homem-Borracha e Senhor Fantástico)
     Quando se descobre poderosa, Kamala, uma paquistanesa-americana muçulmana, pega seu burquíni ( uma espécie de maio/roupa de banho bem comportado de sua cultura) como uniforme e vai ajudar sua comunidade. Como Peter Parker, Kamala é a amigona da vizinhança, se metendo em ocorrências diversas que afetem seus amigos e vizinhos, de preferência combatendo vilões excêntricos e malucos.

      Não é, portanto, uma HQ que agrade quem gosta de histórias cósmicas, Jóias do Infinito e Vigias do universo. É para quem lia as histórias do teioso com um sorriso no rosto, que quer rir e se identificar. E é para quem acha que está na hora de vermos mais heroínas gente boa e menos fetiches justiceiros. Kamala é, literalmente, empoderada.

****

Comentem e compartilhem!