domingo, 28 de fevereiro de 2016

A sombra da serpente

 Olá!
 Hoje falarei do último livro da trilogia de Rick Riordan baseada na mitologia egípcia, A Sombra da Serpente.
  Aqui a sociedade secreta de magos que protege o mundo do sobrenatural está finalmente reunida mas prestes a se quebrar. Os que nasceram com dons mágicos olham com desconfiança para aqueles que o obtiveram pelo treinamento árduo e vice versa. Aumentando o drama, os recém-despertados deuses do Egito Antigo, que deveriam auxiliá-los, tramam golpes para aproveitar o caos vigente para tomarem o poder e toda a energia dessa animosidade alimenta, literalmente, a Serpente do Caos Apófis, a entidade cósmica que a milênios deseja devorar a Terra.
       Os irmãos Kane, Sadie e Carter, precisam reunificar todos em definitivo afim de deter a ameaça maior que aparenta ser invencível.  Para isso, reuem seus discípulos na busca da arma suprema contra Apófis ( talvez contra qualquer divindade). Mas, para isso,  correrão o risco de despertar um poder tão terrível contra o próprio Apófis.
       Na mitologia egípcia os deuses Seth e Horus duelavam constantemente pelo controle do Egito. Seth mostrando que sua força e crueldade eram necessário para manter os demônios como Apófis longe enquanto Hórus  usava sua inteligência para superar as proezas de Seth. Saber equilibrar o lado selvagem com intelectual é um dos grandes desafios para conseguir harmonizar humanos e deuses.
         Mas o desafio é ainda mais profundo, pois Apófis não deixar de ser um divindade com influência cósmica. Em todas as mitologias o papel da serpente sempre foi ambíguo. No Egito existem serpentes tanto guardiãs de tesouros como demoníacas. Na mitologia grega a serpente Píton vivia tentando devorar a mãe do deus Apolo, mas o local de morte da cobra passou a emanar o poder de prever o futuro usado pelos seguidores do próprio Apolo. Assim,  o próprio Apósfis tem seu papel no equilíbrio cósmico e saber como usar o poder da arma suprema para criar um novo equilíbrio é o passo final para reunificar céus e terra literalmente nesta aventura.

Primeiro livro: A pirâmide vermelha
Segundo Livro:  O trono de fogo