terça-feira, 15 de julho de 2014

HERÓI Z

  Nas bancas chega agora uma revista denominada "Herói Z", que se diz herdeira do legado da Herói original ! Em 94, quando a primeira revista "Herói" chegou, a internet estava começando a sair das universidades, o material sobre seriados era quase exclusivo de fanzines e estreava Cavaleiros dos Zodíaco na TV Manchete!
A atual 'Herói Z"  não tem conexão com o site da antiga revista Herói (tendo mais ligação com http://chuvadenanquim.com.br/ ) e chama a atenção por ser editada diretamente por Marcelo del Greco, responsável pelas matérias da revista original sobre Cavaleiros do Zodíaco , buscando um estilo intermediário entre a Herói dos anos 90 e um revista tradicional .
   Aqui temos em destaque os dados da infância dos personagens Finn e Jake do "Hora de Aventura", curiosidades sobre o Musculoso de 'Apenas Um Show", uma comparação dos poderes entres os protagonistas de "One Piece" ( nosso querido pirata de borracha Luffy)e "Fairy Tale" ( ofeiticeiro com poderes draconianos Natsu) , as principais novidades cinematográficas de "Transformers" e "Star Wars" além de um resumo de "Shingeki No Kiojin".
           Se vai durar?Falemos um pouco mais das primeiras encarnações da revista "Herói" original para refletir  sobre isso.
Herói Z, Revista Herói, anos 90, Cavaleiros do Zodíaco, Apenas um Show, Hora de Aventura, Marcelo Del Greco
Numa era onde uma quantia absurda de informações de todos os tipos de mídia está a um click de distância e os computadores são itens de bolso publicar uma revista em formato físico que dê sucesso é algo que exige um cuidado muito maior do que antes. Afinal, hoje temos centenas de jornais digitais, todos os grandes estúdios e artistas tem suas homepages no qual fornecem material exclusivo e os tablets ( o que incluo os e-readers) possibilitam você ter uma biblioteca completa na palma da mão.
Nessa batalha, vimos de um lado a queda monumental das revistas sobre cultura pop e games nas bancas e, do outro lado, a disponibilidade de um conteúdo 100 vezes mais vasto através da web, onde qualquer um pode montar seu site e falar de suas coleção, quando não são os próprios autores que falam de suas obras.
Assim, os raros sobreviventes do tema nas bancas tem estratégias variadas, cuja grande base de sustentação está no aprofundamento de conteúdo que você dificilmente acharia na internet, entrevistas exclusivas e brindes.
A revista "Herói" original dos anos 90 se fortalecia falando dos defensores de Athena, incluindo entrevistas com com a maioria dos dubladores brasileiros da série! Ao mesmo tempo tínhamos uma diagramação dinâmica e colorida que fugia do padrão das revistas informativas das bancas e tinha tudo a ver com o público alvo da revista! Vários clones surgiram para copiar o sucesso, com o maior sucesso sendo da Animax( inicialmente Japan Fury), cujo estilo de escrita lembrava menos uma reportagem e mais uma conversa informal de adolescente, sendo mais focada nos animes e mangás.
A revista "Herói"cresceu, criou várias derivadas, tinha anúncio na televisão nos intervalos de Cavaleiros do Zodíaco e guias de episódios de séries famosas.
A saída de Cavaleiros da TV resultou na queda do interesse geral por animes, assim como na queda de venda das revistas do tipo. Durante o novo bum dos animes do país ( Viva Pokemon!) a revista retornou para as bancas com o título de " Herói.com". A editora que a criou se tornou a Conrad e deu início a onda de Mangás que atualmente lota nossas bancas e livrarias . A concorrência digital associada à mudanças da Conrad fez com que a revista parasse de ser publicada depois de alguns anos, existindo hoje na forma da webpage http://heroi.gameworld.com.br/. Diferente dos anos 90,  a maioria das revistas na banca hoje em dia são de nichos específicos (especialmente anime),com escassos títulos falando da cultura pop como um todo, como a Revista Nerd e , para as crianças, a revista Recreio.
             Será que a "Herói Z" conseguirá sobreviver na era da informação instantânea? Apena o tempo dirá, mas tá com um bom preço e serve como uma revista de curiosidades e atualidades sobre cultura nerd.

Foto: http://www.cavzodiaco.com.br/noticia/20/05/2014/heroiz_editora_nova_sampa_lancara_nova_revista_nos_moldes_da_lendaria_revista_heroi_que_fez_sucesso_na_decada_de_90