terça-feira, 1 de julho de 2014

CORAÇÃO DE TINTA

     Escrito por Cornelia Funke, o título "Coração de tinta" reflete exatamente a essência da história, tanto dos personagens cujo coração está mergulhado das mais diversas formas no mundo da escrita quanto daqueles cujo coração é mais sombrio do que o mais escuro nanquim.
Mortimer é um restaurador de livros que há muito tempo tirou um vilão sombrio, acidentalmente, de dentro do livro"Coração de tinta" e agora é caçado por ele para trazer entidades ainda mais malignas para nosso mundo.
Coração de tinta, mundo de tinta, Cornelia Funke, metalinguagem, pagemaste, história sem fim, Xena, Power Ranger, Necrominicon, Death Note, O caderno do Riso,
Meggie é a fila de Mortimer, cuja mãe desapareceu a muito tempo e partilha do mesmo amor pelos livros pelo pai, cujos passado misterioso precisará desvendar para salvá-lo. Ao longo do trajeto terá que descobrir se pode confiar em pessoas como Elinor ( sua tia vó cuja paixão de livros beira a loucura) e Dedo Empoeirado (artista circense que manipula o fogo, a maior ameaça para um livro de papel).
Capricórnio é o vilão sem compaixão que forma um exército cada vez maior de saqueadores que matam todos aqueles que aparecem no seu caminho, com passado igualmente tenebroso que pode ser a chave para detê-lo.
A ideia de uma obra de arte sendo trazida a vida é milenar, dese Pigmaleão cuja estátua feminina era tão bela que a deusa Afrodite deu vida até filmes como Uma Noite no Museu( onde um artefato mágico dá vida a toda exposição). Talvez o mais extremo exemplo atual seja o heróis Lanterna Verde, capaz de materializar qualquer pensamento.
Quando vemos isso no universo dos "livros encantados", o mais famoso é a "História sem fim", cuja leitura influencia tanto a realidade do livro quanto o mundo ao seu redor. Em Xena, a princesa guerreira, há uma episódio no qual a contadora de histórias Gabriele descobre um pergaminho mágico m que tudo o que se escreve nele acontece. Em Power Rangers Samurai (e seu precursor Samurai Sentai Shinkenger), os poderes dos heróis vem de pincéis mágicos capazes de controlar os elementos através da escrita japonesa. E porque esquecer de Pagemaster - O Mestre da Fantasia, o filme estilo Sessão da Tarde em que um garoto(Macaulay Culkin,) entra em um livro mágico ( momento em que o filme deixa de ser live-action
para virar desenho animado)?
Mas o lado sombrio da imaginação humana também se manifesta, como no fictício Necrominicon, que leva seus leitores a loucura e invoca monstros de outros mundos, ou o Death Note, cujo portador escreve nele as formas como seus adversários devem morrer. Este último chegou até a ser satirizado pela Turma da Mônica jovem na história "O caderno do Riso"!
         Assim, Coração de Tinta é uma bela homenagem ao poder criador e mesmo libertador da literatura.
        "  O escritor pode ser visto como uma tríade: como contador de histórias, como professor ou como mago...mas o que predomina é o mago, o feiticeiro"