segunda-feira, 23 de junho de 2014

BAKUMAN - Volume1

      Todo grande fã de quadrinhos, sejam comics ou mangás, já desejou conhecer os criadores de suas obras ou mesmo se tornar um artista do ramo! Bakuman mostra justamente a jornada de 2 otakus que buscam realizar o sonho de publicarem seus próprios mangás e animes!
Bakuman, mangá, histórias em quadrinhos, Tsgumi Ohba, Takeshi Obata, Death Note, Shonen Jump, JBC,
           Os bastidores de Bakuman em si já são interessantes, já que a dupla que o faz  (o roteirista Tsgumi Ohba e o desenhista Takeshi Obata) são os mesmos criadores de Death Note, um dos maiores sucessos de suspense sobrenatural mais recentes. Alem disso, Tsugmi é apenas o pseudônimo do roteirista, cuja identidade real eá mantida a 7 chaves pela Shonen Jump (revista japonesa que originalmente publicou as 2 obras).Para completar, o mangá já foi publicado completo no Brasil e agora esta sendo reimpresso devido a grande popularidade  do mesmo.
Aqui os 2 estudantes de 14 Moritaka Mashiro e  Akito Takag se conhecem e vem um no outro a chance de se tornarem mangakás ( autores de mangás). Akito Takage eá um gênio super extrovertido e grande escritor, cheio de ideias de roteiros ( vamos ver se um certo leitor do blog sabe em quem estou pensando...), mas não conhece nada dos bastidores dos mangás. Já Moritaka Mashiro, sobrinho
de um falecido mangaká, tem um conhecimento enorme do mercado porém um medo maior ainda de entrar numa área que foge tanto do padrão de carreira que o colégio botou em sua mente.
              Desta forma, são mostradas varias curiosidades do mercado de mangás, especialmente sobre a Shonen Jump (não se esquecendo que é a mesma revista que deu ao mundo Saint Seiya, Dragon Ball e One Piece) alternadas com a luta diária da dupla para melhorar suas  habilidades continuamente em busca da publicação de uma obra prima, tendo o mundo adolescente oriental e mesmo a visão japonesa de carreira normal como dificuldades. Exemplo de curiosidade: a regra das 10 edições! Você tem 10 edições pro seu mangá fazer sucesso na Shonen! Caso não desperte a atenção de qualquer tipo de público nesse período será cancelado na décima edição!
Interessante que não estamos vendo a vida de alguém que criou uma nova ferramenta artística ou tecnológica ( como a internet,o computador, o manga, o avião, etc), mas uma obra que mostra os diversos combates diários para alguém se tornar um profissional de sucesso sem ser destruído em um mercado quase saturado, um lugar onde é preciso unir tanto ápice da técnica quanto da criatividade para conseguir um lugar ao sol, onde criar algo que influencie  uma cultura inteira é o minimo para ter sucesso.

Foto: http://mangasjbc.uol.com.br/bakuman-1/