quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Avante Vingadores!

arquétipos, Marvel, mitologia, Os vingadores, Quadrinhos, super-heróis Hulk,Capitao America, Homem de Ferro, Thor, Gaviao Arqueiro
 Dessa vez não falarei sobre um livro ou gibi específico, mas de uma série de personagens que surgiram nos quadrinhos, invadiram os cinemas e criaram toda uma cultura próprias nas mair diversas mídias: Os Vingadores.
  Mas não vou fazer a resenha dos filmes ( gosto muito dos filmes, se alguém souber de uma versão romanceada legal estou aguardando) ou das primeiras histórias em quadrinhas( apesar de serem bem divertidas e no clima de "heróis da guerra fria", os heróis que surgiram na corrida espacial!) mas sobre  algo mais profunda: as inspirações para esses personagens. Como já tiveram centenas de integrantes e os personagens dos filmes tão mais em destaque, usarei eles como base da análise.
    Enquanto alguns estão apenas contando os dias para que personagens famosos como o Supermam caiam em domínio público, outros vem suas reais origens e  a usam para criar seus próprio heróis !



Hulk: O cientista que vira um monstro após sofrer um acidente com uma arma experimental é uma história tão clássica que metade dos filmes de terror com ficção  científica já usou essa tema de alguma forma. O escritor Stan Lee revela que a inspiração partiu do livro "Dr Jekill e Mr. Hide", o cientista que alterna de forma incontrolável entre seu lado bondoso e seu lado selvagem após uma experiência que deu errado. E podemos traçar uma origem mais remota ainda desse arquétipo: lembram das lendas como o lobisomem? A mula sem cabeça ? O filho do Boitatá? Humanos num período, monstros num outro, tentando domar sua selvageria interior.

Homem- de -Ferro: Sem piadinhas com o homem-de-lata do mágico de Oz! Além do super-cientista com uma invenção incrível ser tema de muitas histórias de aventura e suspense ( e  em parte a origem de personagens como o Prof. Pardal e o McGyver), o artesão lendário cujos criações parecem mágicas é um arquétipo milenar. Quem vê fantasia medieval já conhece muitas histórias de ferreiros lendários, com uma das mais antigas a de Hefesto, o deus ferreiro que criou as armas dos deuses do Olimpo e as jóias das ninfas.Por coincidência, assim como originalmente Tony Stark tinha um problema de saúde brutal, Hefestos também tinha um deficiência física!

Capitão América: o supersoldado! Talvez a versão mais antiga seja a história de aquiles, cuja mãe banhou no rio Stige para que ficasse indestrutível, e , como o Capitão tem seu escudo, Aquiles tinha o seu Escudo  lendário também, além de um armadura poderosa criada por Hefesto!

Thor: O deus nódico do trovão! Todas as mitologias do planeta tem seus deuses guerreiros e heróis ligados ao relâmpago! Xangô e Iansã, na mitologia africana, eram reis que controlavam o poder do raio, com Ogun sendo seu guerreiro lendário que criou a metalurgia.  Temos os rivais Athenas e Ares na mitologia grega, Marte e Minerva em Roma, além dos irmãos guerreiros Rômulo e Remo que fundaram Roma

Viúva Negra: O arquétipo do guerreiro(a) das sombras é usado há séculos nas histórias de ninja no oriente e de ladrões lendário no ocidente. Por incrível que pareça, a personagem que mais se assemelharia com ela no universo DC pode ser a Mulher-Gato, se diferindo desta por  ser uma agente do governo.

Gavião Arqueiro: Que disse Hobin Hood Acertou  em cheio, mas existem arquétipos ainda mais antigos, como nas lendas gregas onde temos os abençoados por Apolo e Artêmis, os gêmeos divinos com o dom de manejar o arco. O próprio Apolo teve lado espião, pois , para se purificar de ter matado uma criatura sagrada, ficou anos vivendo escondido entre os mortais, ajudando as pessoas e fazendo pequenos milagre sem que os outros percebessem sua origem.

Pensem então que outros personagens clássicos podem ter inspirados a criação de seus heróis prediletos! Faz parte da  matéria prima da imaginação e da aventura!

Foto: http://www.marvelbrasil.com/