sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Liga da Justiça

  Continuando a ideia anterior de falar sobre os arquétipos que inspiraram os super-heróis, comentarei sobre os membros da Liga da Justiça! Para isso pegarei os 7 membros principais do desenho da Liga da Justiça de Limites, cujos versão em quadrinhos atualmente é publicada pela editora Abril.



Superman: O homem de aço!  O último sobrevivente de Kripton! Em suas primeiras histórias nos anos 40, seus poderes eram derivados da superioridade física natural dos kriptonianos aliados a gravidade menor do planeta terra, isto é, na verdade ele tinha sentidos muito aguçados e uma força incrível, não voando, mas dando saltos que atingiam quilômetros de distância. Posteriormente que novos autores acrescentaram poderes extras ( sopro congelante, visão de raio -x, vôo, etc) . Aqui fica clara a referência aos heróis mitológicos com super-força, com os próprios autores  Jerry Siegel e Joe Shuster já tendo afirmado que se basearam em heróis como Sansão e Hércules para criar o Superman.


Batman: herói oposto ao Superman, tanto por seu aspecto mais sombrio quanto humano, os arquétipos do detetive e do cavaleiro das trevas, como também é chamado, se mesclam nesse personagem incrível de Bob Kane, que fala ter se inspirado nos detetives dos pups como O Sombra para criá-lo.Além disso, temos todos o símbolo do morcego usado pelo Batman que tem como principal objetivo assustar o malfeitores, o que lembra muito os costumes antigos de guerreiros de usarem máscaras de aspecto demoníaco para assustarem o adversário, e aqui a criatura das sombras usadas é o do morcego-vampiro a base de inúmeras lendas e imortalizado pela história de Drácula.


Mulher-Maravilha: As amazonas! O arquétipo mais clássico da mulher guerreira ! Tanto que ela é criada do barro pelos próprios deuses do Olimpo(! ), criada pela rainha Hipólita ( a rainha das amazonas contra que Hércules lutou na mitologia !!) e o motivo da sua roupa ter motivos da bandeira americana é por que ela é uma diplomata entre as amazonas e o mundo patriarcal(!!!), insto é, seu uniforme é para melhorar a imagem da ilha paraíso perante a superpotencia americana. Assim temos a mescla do diplomata tentando melhorar as relações do seu povo junto com o da mulher guerreira!


Lanterna-Verde: Novamente, a fusão de 2 modelos distintos. De um lado, o do guerreiro escolhido pra fazer parte de um exército cósmico (os lanternas verdes), do outro , o da lâmpada maravilhosa, pois sua fonte de poder é um anel capaz de criar qualquer coisa ! Ao longo das eras histórias de itens mágicos capazes de realizar qualquer desejo preenchem a mente humana. E o Lanterna é justamente o herói que tem tal objetivo e, ao mesmo tempo, serve uma força policial que orienta como usá-lo

Mulher-gavião: Um povo de homens pássaros guerreiros  começa nos quadrinhos nas histórias do Flash Gordon! Antes disso, em todas as culturas antigas temos imagens de homens alados, que na mitologia grega costumamos associar ao cupidos e aos 5 deuses regentes dos ventos. Mesclado a esse temos o arquétipo da Amazona já representado pela mulher maravilha. Por fim, não devemos nos esquecer a história de Dédalo e Ícaro, os supercientistas da mitologia grega ( Sim!  Verdadeira origem do professor Pardal :-) que escaparam de sua prisão construindo asas artificiais (tão genial era Dédalo que vários instrumentos como o serrote são considerados invenções dele na mitologia grega, além de ter sido o construtor do labirinto que prendia o minotauro)

Flash:  A primeira referência clara é ao próprio deus Mercúrio, guardião do viajantes, reverenciado nas encruzilhadas das estradas. Além disso, a história de pessoas com capacidade incrível de correr são muitas, como indica a criação da ancestral corrida de Maratona e os jogos olímpicos! Por fim, nos quadrinhos,  o Flash é um cientista forensce (sim, um membro do SCI!) que sofre um acidente de laboratório onde ganha seus poderes. Logo, ele é um detetive cientista com poder de supervelocidade!

O caçador de marte: Mas Luiz, como o marciano entra na mitologia? Bem, além das histórias de abdução alienígena atuais não diferirem tanto assim das antigas histórias de encontros com duendes e deuses, me focarei nas origens do poder desse herói,tão forte quanto o Superman: a metamorfose! Quase todos os seus poderes com invisibilidade, superforça, disfarce, etc, podem ser ditos derivados de seu poder metamórfico.  Nas mitologias, além dos famosos monstros que assumiam forma humana para atacar suas vítimas, temos também alguns grandes heróis! Morfeus ( entenderam a origem da palavra metamorfose? Morfos: Forma - Meta: Além de) , que viajava entre  os sonhos podendo assumir qualquer forma para transmitir as mensagens dos deuses aos mortais!

E esses foram alguns exemplos!  Os heróis existem a milênios e são parte fundamental da mente humana! Não são para serem idolatrados, mas incentivadores da nossa imaginação e do que podemos fazer quando exploramos nosso potencial máximo, como nos indicam as histórias de ficção científica!

Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_da_Justi%C3%A7a